05 de maio foi o dia escolhido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura.
A CPLP é uma organização que foi criada para promover a aliança e a integração entre os países lusófonos.
No sentido de contribuir para a divulgação da Língua de Camões, deixamos aqui algumas propostas de eventos, nos quais poderá participar:
- O Secretariado Executivo da Comunidade de Países de Língua portuguesa (CPLP) vai promover o colóquio «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP», em Lisboa.Este evento acontece para comemorar a data que foi definida no XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde, como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, o dia 5 de Maio.
Pelas 9h30, na Sociedade de Geografia de Lisboa, os oradores Adriano Moreira, Ana Paulo Laborinho, Vitor Ramalho, Aguinaldo Jaime e Carlos B. Ferreira farão as suas intervenções, moderados pelo embaixador António Monteiro.
- O Instituto Camões vai igualmente comemorar esta data, com uma exposição bibliográfica de autores de língua portuguesa traduzidos. Esta quinta-feira, entre as 18h00 e as 19h00, serão lidos textos de autores da CPLP e vai decorrer um sarau musical com poemas, por Manuel Freire.
- A Feira do Livro celebra o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP com um debate sobre a língua portuguesa e o Museu do Oriente, é palco para a iniciativa «Se estas paredes falassem».
Tarefa difícil escolher um poema para assinalar este dia!
Assim, porque o projecto resulta da entrega e generosidade de tantos deixamos aqui: "Tenho Tanto Sentimento", de Fernando Pessoa:
Tenho Tanto Sentimento
Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.
Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.
Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar.
Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"
"Roubei" este poema para a minha colectânea. Do Fernando Pessoa consegue-se sempre descobrir um poema mais...
ResponderEliminarEspero que não se importem.
Gosto do gosto do "Dinamizador". Belo poema!
ResponderEliminarOlá Ana Mar!
ResponderEliminarNão só não nos importamos como gostamos de saber que o que aqui publicamos faz eco:)
Volte sempre!
Com certeza... e para completar, o roubei há muitos anos também porque faz décadas e décadas que Fernando Pessoa produz eco neste mundo!
ResponderEliminarSérgio Campanha