Para além de nos conhecermos , a professora trouxe-nos um pouco da Guiné. Deu muita e diversificada informação sobre aquele país: hábitos, algumas tradições , sistema de ensino, sistema de saúde e partilhou connosco muitas experiências por ela vividas que nos permitiram conhecer melhor a Guiné-Bissau.
As imagens apresentadas sobre a capital e o interior, as suas ilhas, cujas praias, de águas cálidas, bem como a paisagem ainda se encontram protegidas; principais culturas, arroz e cajú, as enormes bananeiras, os animais, macacos, crocodilos, foram muito esclarecedoras e interessantes.
A professora Telma presenteou-nos também com algumas fotos, que ainda não conhecíamos, dos meninos que receberam os nossos presentes e que reflectem muita alegria e contentamento . Pudemos ver os espaços que servem de escola e que muitas vezes, são pouco mais do que o ar livre, sem computadores, televisão, vídeo ou simplesmente material escolar...~
Os alunos das turmas 6º B; 7ºB; 7º C e 9º A, tiveram oportunidade de colocar questões, satisfazer curiosidades e conhecer a realidade de um ambiente escolar muito diferente do deles, onde a vontade de aprender supera muitas dificuldades e muita fadiga.
Pela disponibilidade e simpatia demonstradas pela professora Telma, pelo enorme contributo que a todos deu para um melhor conhecimento daquele país e por nos permitir concretizar o projecto que nos propusemos fazer, o Nosso Muito Obrigada.
Gostei muito de conhecer a professora Telma!Foi muito intresante falar com ela!
ResponderEliminarAdorei conhecer a professora Telma.
ResponderEliminarFoi interessante.
Ver as fotos e todos os meninos...os sorrisos...foi tudo muito giro!!
REspondeu as perguntas que fiz,e ensinou.nos muitas coisas e locais,muito giro!!
Beijinhos
Foi muito importante a visita da Telma à Escola José Saraiva. Com ela veio um pouco da Guiné-Bissau, das suas alegrias e das suas dificuldades, e dos meninos Guineenses e dos seus sorrisos.
ResponderEliminarA Telma partilhou informações, preocupações, afectos e esperanças. E é de esperança que fala quando fala do seu trabalho.
Deixou-nos uma maior vontade de continuarmos com este projecto.
Concordo e subscrevo o comentário da professora Maria das Dores.
ResponderEliminarConhecer pessoalmente a Telma e compreender melhor a realidade da Guiné-Bissau, as prioridades e os objectivos do PASEG-Projecto de Apoio ao Sistema Educativo Guineense, permite-nos continuar a colaborar ainda com mais entusiasmo e eficácia. A energia transmitida pela professora Telma e a vontade de vencer obstáculos é motivação mais do suficiente para dar continuidade ao nosso trabalho.
Obrigada Telma, foi um prazer conhecer-te. É graças a pessoas como tu que os mais carenciados vão conseguindo superar as suas dificuldades e aspirar a melhores dias. É um processo lento mas com persistência dará certammente bons resultados.
Correção:
ResponderEliminarDeve ler-se: ...mais do que suficiente...;
...certamente, em vez de certammente.
Obrigada a todos,
ResponderEliminarEu é que agradeço o vosso carinho e empenho! É muito gratificante sentir que o nosso contributo dá frutos e nos proporciona estes momentos de aprendizagem e crescimento. Adorei conhecer-vos!
Abraço,
Telma
e muito giro ver as crianças contentes
ResponderEliminarbeijos da angela