terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Kits de primeiros socorros

Um dos pedidos que foi feito ao PASEG pelo Director Luís Maia da Silva, da Escola do Ensino Básico Unificado Justado Vieira, estava relacionado com materiais de primeiros socorros. As escolas não têm forma de dar os cuidados básicos aos alunos que se magoam e têm de mandar os alunos para casa ou, no caso de haver alguma verba disponível, enviam-nos para o centro de saúde. Nesta escola, com cerca de 3500 alunos da 1ª à 6ª classe, há diversos acidentes e uma das preocupações da direcção da escola tem a ver com a segurança dos alunos. Assim, o PASEG pediu ajuda ao Agrupamento de Escolas José Saraiva e todos ficaram sensibilizados com a situação.
Devido à eficiência, prontidão e dinamismo habituais das dinamizadoras e dos alunos, já recebemos aqui em Bissau diversos materiais para distribuirmos pelas escolas: algodão, luvas, pensos rápidos, betadine, álcool, água oxigenada, creme hidratante, vaselina, cotonetes, soro fisiológico, compressas e adesivos.
Os materiais foram organizados em 9 kits para serem distribuidos pelas direcções das escolas e liceus onde nós trabalhamos. Aproveitámos as caixas das encomendas e colocámos lá tudo dentro para cada escola.
Um dos kits de primeiros socorros foi oferecido ao director da Escola do Ensino Básico Unificado Justado Vieira, que agradeceu o presente dizendo que servirá para prestar os cuidados básicos aos alunos que necessitarem, em vez de os mandarem para casa sem nenhum tipo de ajuda.
A saúde é uma área que precisa de muita intervenção aqui na Guiné Bissau, a todos os níveis. Este foi um contributo minúsculo no que há a fazer, mas para cada escola foi uma mudança muito positiva, pois enquanto tiverem estes materiais podem prestar cuidados aos alunos que antes não podiam. Obrigada!

5 comentários:

  1. Olá Amigos Guineenses.
    Na realidade professores e alunos do Agrupamento ficaram muito sensibilizados para esta área da Saúde aquando da visita da professora Telma Marta à Escola José Saraiva. Apercebemo-nos da inexistência, nas Escolas, dos materiais mais básicos para a prestação de primeiros socorros.
    Assim, demos ínicio ao envio de algum material para cobrir situações imediatas e tencionamos, dentro das nossas limitações, dar continuidade de forma a dar um contributo mais abrangente e eficaz na melhoria das condições das Escolas Guineenses, com as quais mantemos o intercâmbio Social e Cultural que nos propusemos fazer.

    De salientar que ficámos emocionados com as fotos aqui apresentadas, tão reveladoras do que podem significar pequenas acções, desde que orientadas e bem direccionadas.
    Obrigada ao PASEG pelas orientações que nos têm dado e pela forma calorosa como agradecem os nossos humildes contributos.

    ResponderEliminar
  2. Posso acrescentar que brevemente enviaremos mais material de primeiros socorros. Pedimos a colaboração de alguns colégios infantis e jardins de infância. Agradeço aqui e agora o precioso contributo de todos.
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".
    Cristina Almeida

    ResponderEliminar
  3. Olá Goreti e Cristina,
    Cá em Bissau ficamos muito felizes por saber que as escolas terão apoio nesta área da saúde, que é uma área com tantas lacunas e onde cada pequeno contributo é importantíssimo.
    Agradeço mais uma vez em nome de todos, a todas vocês e aos que se juntaram a esta causa.
    Abraço,
    Telma

    ResponderEliminar
  4. Quando "passeamos" nesta lista de iniciativas e contributos ficamos a pensar que com muito pouco podemos fazer muito por pessoas que carecem de bens e meios que para nós são garantidos.
    Importante é valorizar as pequenas coisas e gestos e dar de nós um pouco...para quem recebe é muito.
    PARABÉNS por a iniciatitiva deste grupo de trabalho.Pelo que conheço da querida Goreti e imaginando que todos tem igual grau de dinâmica e empenho este projecto cada vez será maior não só materialmente mas de ALMA e CORAÇÃO

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Milú pelo simpático mas também generoso comentário.

    O "NÓS" é de facto um grupo dinâmico,modéstia à parte, mas acima de tudo um grupo de pessoas que valoriza a partilha de valores e de afectos como complemento da educação integral do indivíduo.
    Assim, a par do material escolar tentamos partilhar sorrisos contribuindo com aquilo que temos ou com donativos generosamente cedidos por pessoas ou Instituições que se identificam com o Projecto.

    Gostei muito de te ver aqui.

    Volta sempre.

    ResponderEliminar