quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Carnaval em Portugal

Origem do Carnaval

O Carnaval tem a sua origem na Semana Santa, introduzida pelo catolicismo no século XI. A Semana Santa era precedida por 40 longos dias de sacrifício, que incluíam o jejum. Por essa razão, no dia anterior do início da Quaresma, uma grande festa começou a ser celebrada. Era caracterizada pela expressão "Carne Vale", que representava o afastamento dos prazeres da carne, e acabou dando origem à palavra Carnaval.
O Carnaval foi-se transformando em cada período histórico, com características cada vez mais diferentes.
Durante muitos anos o Carnaval limitou-se aos bailes e récitas nas colectividades e em casas particulares, quase sem animação de rua.


www.cm-tvedras.pt/camara-minicipal/publicações/.

A partir de meados do séc. vinte deu-se início às primeiras manifestações de rua. Um dos Carnavais emblemáticos de Portugal é pelas suas características, o Carnaval de Torres Vedras, na zona Centro do País, onde a sátira política é uma presença constante. Mais tarde surgem os Reis do Carnaval e as “matrafonas”, tão características do Carnaval de massas, que contrasta com os carnavais urbanos cada vez mais similares ao Carnaval do Brasil.
Mas a alegria e o simbolismo sempre estiveram presentes.













property-for-sale-portugal.com/property_sale/...
O Carnaval no distrito de Leiria

Tal como nas cidades envolventes o Carnaval varia um pouco podendo apresentar-se sob a forma de desfiles carnavalescos mais ou menos elaborados com carros alegóricos, pessoas mascaradas ou simplesmente grupos de foliões vestidos de acordo com um tema seleccionado pela Associação Recreativa, Escola de Samba a que pertencem ou outros intervenientes que espontaneamente participam nos festejos.
Ao nível das escolas é frequente verem-se pequenos grupos de crianças “mascaradas” ou fantasiadas de acordo com um tema que poderá ou não estar ligado a um Projecto da Escola ou simplesmente associado à criatividade e recursos disponíveis em cada um dos estabelecimentos de ensino

1 comentário:

  1. Eu não acredito que não se faça uma grande referência ao carnaval da Nazaré...
    Atão migas só se alembram da amenjoazinha que cá comem hammmmmm.
    Cristina Almeida

    ResponderEliminar