PORTUGAL

portugalflag1l.gif (25518 bytes)


- Capital: Lisboa

- Língua oficial: Português

Mapa de Portugal- Governo República parlamentar

- Presidente: Aníbal Cavaco Silva

- Primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho

- Presidente da Assembleia da República: Assunção Esteves

- Formação: 1093 d.C.

- Independência: 1139

- Reconhecida: 1143

Área

- Total 92 090 km² (109.º)

População

- Estimativa de 2009: 10 637 713[4] hab. (75.º)


Indicadores sociais


- Esper. de vida 78,1 anos (39.º)

- Mort. infantil 3,3/mil nasc. (26.º)

- Alfabetização 94,9% (68.º)

- Moeda: Euro(EUR)

-Clima: Temperado Mediterrânico (Portugal Continental e Madeira) e Temperado Oceânico (Açores)

- Org. internacionais UE, NATO, OCDE, OEI, União Latina, CPLP

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugal

__________________________________________________________________________________

REGIÃO DE LEIRIA



A Origem da Povoação

- Nasceu à volta do monte vulcânico onde D. Afonso Henriques ergueu o castelo, de quem recebeu foral em 1142.
- Tomada de novo no início de 1195 pelos mouros, D. Sancho I reconquistou-a definitivamente, e atribuiu-lhe novo foral em 13 de Abril de 1195.
- Existem várias hipóteses sobre a origem do topónimo Leiria: de Lena-iria, cidade do rio Lena; da junção dos nomes dos rios Lis e Lena (Leirion, nome grego com o significado de lírio ou lis); de Léria, nome romano; de la Eirena, nome medieval, sendo este o mais provável.

A Importância de Leiria

-No séc. XII tinha grande importância estratégica, fazendo parte - com Pombal, Ourém, Tomar e outros núcleos acastelados - do extenso sistema defensivo de Coimbra, Santarém e Lisboa.
-Foi doada por D. Dinis a Santa Isabel de Aragão, que ali viveram durante largo tempo. Realizaram-se cortes em 1254, 1372, 1376 e 1438.
-D. Manuel I atribui-lhe o terceiro foral em 1 de Maio de 1510.
-Foi elevada a diocese por D. João III em 1545 e a cidade em 13 de Junho do mesmo ano.
-As invasões napoleónicas, em 1808 e 1810, prejudicaram bastante o património leiriense.
-Feriado municipal em 22 de Maio.

Sítios a Visitar

-Sé, do séc. XVI-XVII.
- Igreja de S. Pedro, do séc. XII.
- Igreja de Nossa Senhora da Pena, fundada por D. Afonso Henriques. Do original nada resta, sendo as ruinas actuais do séc. XIV.
- Igreja do Espírito Santo, construida a partir de uma ermida trecentista.
- Igreja de Santo Agostinho, do séc. XVI. As obras prolongaram-se até ao séc. XVIII.
- Santuário da Senhora da Encarnação, do séc. XVI, no lugar antes ocupado pela Ermida de S. Gabriel.
- Igreja da Misericórdia, instituida em 1544 e reerguida no séc. XVIII.
- Convento de S. Francisco, do séc. XIII.
- Castelo de Leiria.

Brasão de Leiria         



DIA DA CIDADE_ 22 de MAIO
Neste ano de 2011, o Dia da Cidade comemora-se cm várias actividades das quais salientamos a Feira Quinhentista:
" A cidade de Leiria continua a sua viagem pela história, acolhendo desta vez a Corte D`El Rei D. JOÃO III. O Centro Histórico e o Castelo recuarão até ao ano de 1545, revivendo e celebrando a criação da diocese e a elevação de Leiria a cidade".


 http://www.cm.leiria.pt/


LENDAS LUSITANAS

"Antes da formação da nação portuguesa, vários povos habitaram este lugar, entre eles os lusitanos, povo agro-pastoril, que enfrentou bravamente o domínio e a opressão dos romanos. Sendo um país tão antigo, foram muitas as lendas que se criaram para contar tão extensa história. Lendas medievais, lendas ainda mais antigas; chegaram aos nossos dias as mais belas narrativas que contam a saga de um povo e da sua nação, formadora de uma cultura linguística que se estendeu pelos quatro cantos do mundo.


Da antiga Lusitânia ao Portugal de hoje, chega-nos um acervo de personagens maravilhosas, algumas trazidas das páginas de Homero, outras do imaginário medieval, das páginas cantadas pelos trovadores. "
“Olisipo, a Cidade de Ulisses” é uma das lendas mais cultivadas pelo povo português. É a história da fundação de Lisboa, que segundo a tradição lendária, teria sido feita pelo herói homérico Odisseu (Ulisses), que na sua viagem errante após o fim da guerra de Tróia, perder-se-ia por vinte anos pelos mares europeus. O herói grego teria atravessado as Colunas de Hércules (Estreito de Gibraltar), alcançando a desembocadura do rio Tejo, deparando-se com o reino de estranhas criaturas metade mulheres, metade serpentes. Olisipo, a cidade mítica de Ulisses, seria mais tarde Lisboa, a bela capital portuguesa.
“A Dama Pé de Cabra” resgata o período de conquista das terras lusitanas aos muçulmanos, também chamados de mouros. A luta por esta conquista foi sangrenta, o que fazia o povo cristão a sentir que efectuava uma guerra santa, cada mouro morto por sua espada, significava recompensa na terra e nos céus medievais. Esta lenda traz a figura do diabo, tão temida e tão comum no quotidiano do homem medieval. Entre as guerras e os medos dos demónios, surgia uma nação jovem, cristã e destinada à expansão através do mundo.
“O Galo de Barcelos” retrata um dos símbolos mais populares de Portugal. Várias são as versões da lenda, mas todas elas remetem para um único final: a ressurreição de um galo assado, que com o seu canto vivo efectuaria a justiça e repararia a injúria diante dos injustiçados. É uma lenda sucinta, mas com forte teor de se ver através dela o cumprimento de todas as leis, fundindo-se entre as leis sacras e as leis dos homens, tornando-se um uno inquestionável.Três lendas de beleza universal, que nos remetem para diversos momentos de uma história imaginária e repleta de aventuras seculares, que fariam dos lusitanos grandes navegadores e descobridores de mundos diversos, infinitos aos olhos humanos.

Fonte: http://comunidade.sol.pt/blogs/olindagil/default.aspx
http://virtualia.blogs.sapo.pt/35143.html


Outras Ligações

Oficiais:     

Câmara Municipal de Leiria - http://www.cm-leiria.pt

Região de Turismo Leiria/Fátima - http://www.rt-leiriafatima.pt/


FADO :Património Imaterial da Humanidade

O fado é Património Imaterial da Humanidade segundo decisão hoje, dia 27 de Novembro de 2011, tomada durante o VI Comité Intergovernamental da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).





Saber mais: http://www.portaldofado.net/#/index.php