sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A GUINÉ "visitou" a ESCOLA JOSÉ SARAIVA

A professora Telma Marta veio conhecer os alunos e professores da José Saraiva que participam no Projecto.
Para além de nos conhecermos , a professora trouxe-nos um pouco da Guiné. Deu muita e diversificada informação sobre aquele país: hábitos, algumas tradições , sistema de ensino, sistema de saúde e partilhou connosco muitas experiências por ela vividas que nos permitiram conhecer melhor a Guiné-Bissau.

As imagens apresentadas sobre a capital e o interior, as suas ilhas, cujas praias, de águas cálidas, bem como a paisagem ainda se encontram protegidas; principais culturas, arroz e cajú, as enormes bananeiras, os animais, macacos, crocodilos, foram muito esclarecedoras e interessantes.
A professora Telma presenteou-nos também com algumas fotos, que ainda não conhecíamos, dos meninos que receberam os nossos presentes e que reflectem muita alegria e contentamento . Pudemos ver os espaços que servem de escola e que muitas vezes, são pouco mais do que o ar livre, sem computadores, televisão, vídeo ou simplesmente material escolar...~

Os alunos das turmas 6º B; 7ºB; 7º C e 9º A, tiveram oportunidade de colocar questões, satisfazer curiosidades e conhecer a realidade de um ambiente escolar muito diferente do deles, onde a vontade de aprender supera muitas dificuldades e muita fadiga.
Pela disponibilidade e simpatia demonstradas pela professora Telma, pelo enorme contributo que a todos deu para um melhor conhecimento daquele país e por nos permitir concretizar o projecto que nos propusemos fazer, o Nosso Muito Obrigada.

7 comentários:

  1. Gostei muito de conhecer a professora Telma!Foi muito intresante falar com ela!

    ResponderEliminar
  2. Ana Raquel Nº2 do 7ºC15 de janeiro de 2010 às 19:04

    Adorei conhecer a professora Telma.
    Foi interessante.
    Ver as fotos e todos os meninos...os sorrisos...foi tudo muito giro!!
    REspondeu as perguntas que fiz,e ensinou.nos muitas coisas e locais,muito giro!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Foi muito importante a visita da Telma à Escola José Saraiva. Com ela veio um pouco da Guiné-Bissau, das suas alegrias e das suas dificuldades, e dos meninos Guineenses e dos seus sorrisos.
    A Telma partilhou informações, preocupações, afectos e esperanças. E é de esperança que fala quando fala do seu trabalho.
    Deixou-nos uma maior vontade de continuarmos com este projecto.

    ResponderEliminar
  4. Concordo e subscrevo o comentário da professora Maria das Dores.

    Conhecer pessoalmente a Telma e compreender melhor a realidade da Guiné-Bissau, as prioridades e os objectivos do PASEG-Projecto de Apoio ao Sistema Educativo Guineense, permite-nos continuar a colaborar ainda com mais entusiasmo e eficácia. A energia transmitida pela professora Telma e a vontade de vencer obstáculos é motivação mais do suficiente para dar continuidade ao nosso trabalho.

    Obrigada Telma, foi um prazer conhecer-te. É graças a pessoas como tu que os mais carenciados vão conseguindo superar as suas dificuldades e aspirar a melhores dias. É um processo lento mas com persistência dará certammente bons resultados.

    ResponderEliminar
  5. Correção:
    Deve ler-se: ...mais do que suficiente...;
    ...certamente, em vez de certammente.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos,
    Eu é que agradeço o vosso carinho e empenho! É muito gratificante sentir que o nosso contributo dá frutos e nos proporciona estes momentos de aprendizagem e crescimento. Adorei conhecer-vos!
    Abraço,
    Telma

    ResponderEliminar
  7. Angela Silva do 7ºC Nº 43 de fevereiro de 2010 às 15:41

    e muito giro ver as crianças contentes


    beijos da angela

    ResponderEliminar