terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Agradecimento

Olá a todos,
Agradeço o carinho de todos aqueles que tive a oportunidade de conhecer na minha visita à Escola José Saraiva. Já não me recordo de todos os nomes, mas ficaram gravados na minha memória os olhares curiosos sobre um país que é tão diferente de Portugal, mas que ao mesmo tempo tem tanto em comum.
Professores, alunos, auxiliares e amigos colocaram-me diversas questões sobre a Guiné-Bissau, sobre o povo guineense e os seus costumes e tradições, sobre as escolas e os alunos, sobre o clima, a língua, a música, a arte, a pobreza, a saúde, os transportes, entre muitas outras perguntas que se ouviram durante todo o dia. Algumas das perguntas serão respondidas assim que eu regressar à Guiné e tiver oportunidade de investigar. Outras perguntas são daquelas que não conseguimos responder, simplesmente porque é uma realidade tão diferente da nossa, que ficamos sem respostas.
A maturidade das questões e comentários dos alunos com quem contactei surpreendeu-me pela positiva e fez-me sentir que estão de corpo e alma no projecto, com uma vontade enorme de serem solidários e absorver outras culturas.
A envolvência de tantos alunos e sobretudo de professores e auxiliares faz-me acreditar que este tipo de dinâmicas nos fazem crescer a todos, quer estejamos em Portugal ou noutra parte qualquer do mundo. O importante é contribuirmos para um mundo melhor com o que está ao nosso alcance.
Mais uma vez agradeço o carinho com que todos me receberam e reforço a importância do vosso esforço, que se transformou em tantos sorrisos que se espalharam por Bissau. Fiquei muito feliz por ter a oportunidade de partilhar convosco a minha experiência desta aventura pela Guiné-Bissau. O meu trabalho em Bissau será certamente diferente daqui para a frente!
O verdadeiro mérito não é meu, pois servi apenas de ponte entre o "Nós com África" e as escolas guineenses. O verdadeiro mérito é de todos vós, que se empenharam desde o início e que ainda não baixaram os braços e continuam com um brilho especial no olhar!
Um enorme abraço para todos,
Telma

3 comentários:

  1. Alunos do 8ºA_1º turno20 de janeiro de 2010 às 15:45

    Hoje, na aula de CFQ, a professora Goreti Custódio, mostrou-nos a apresentação que a professora Telma amavelmente nos deixou. Ficámos surpreendidos com a felicidade das crianças apesar de terem tão pouco.
    Isto também nos deixa felizes e faz-nos pensar que afinal temos muito e podemos partilhar.
    As imagens que vimos também nos permitiram conhecer melhor a Guiné-Bissau.
    Neste momento há 4 alunos deste turno que iniciaram o envio de cartas para os meninos(as) Guineenses, de forma a fazerem novos amigos.

    ResponderEliminar
  2. Saúdo a vossa iniciativa. É uma ideia excelente que a multiplicar-se pode permitir uma grande partilha de interesses e de conhecimentos. Parabéns meninos do 8º A!

    ResponderEliminar
  3. Mélanie Lopes 7ºC Nº1521 de janeiro de 2010 às 18:46

    Adorei ter visto a apresentação da professora Telma foi muito fixe, engraçada e deu para aprender muitas coisas novas =)
    podemos também ver que afinal de contas quase todos nós temos muita coisa e que podemos partilhar com os que têm menos mesmo nós tendo pouco puderiamos partilhar com eles.

    ResponderEliminar