sexta-feira, 5 de março de 2010

Uma Experiência de Voluntariado em Angola


Hoje, decorreu na Biblioteca da Escola José Saraiva, um colóquio dinamizado pelos jovens João e Mariana Morgado, no sentido de dar a conhecer aos alunos das turmas 6ºD e 7ºC, a experiência por eles vivida, como voluntários, no âmbito do Projecto "Juventude em Acção", no passado mês de Agosto, em Luau, Angola.
O objectivo destes jovens bem como outros que os acompanharam nesta "aventura" foi implementar e organizar uma biblioteca, na Escola da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus naquela cidade, e dar Formação nas áreas da Saúde, da Pedagogia e da Informática.
Partiram cheios de entusiasmo e com elevadas espectativas pois tinham já planeado esta tarefa com bastante antecedência, tendo reunido cerca de 6500 livros, incluindo manuais escolares, dicionários, literatura infantil e juvenil bem como alguns computadores.
A árdua tarefa que os esperava, num meio onde tudo falta, não era fácil mas a vontade de querer fazer algo em prol de quem nada tem foi superior. Desde cortar árvores, aparar a madeira, construir as prateleiras até separar e catalogar todo o material angariado, tudo se foi complementando com muito trabalho e a força que caracteriza os jovens em querer ultrapassar obstáculos e vencer dificuldades para atingir os objectivos que se propõem fazer.
Na cidade de Leiria os materiais, enviados em contentor, foram doados por infantários, a Escola Domingos Sequeira e algumas empresas que patriocinaram computadores e outros materiais.
Os jovens João e Mariana apresentaram vários diapositivos demonstrativos das actividades desenvolvidas e do meio no qual se insere a Escola da já referida Congregação.

Após a apresentação foi aberto um espaço de diálogo dando oportunidade aos alunos de esclarecer dúvidas e levantar questões sobre curiosidades e hábitos dos residentes daquela cidade.
Os oradores responderam com simpatia tentando caracterizar o mais detalhadamente possível o ambiente, os hábitos alimentares e a quase inexistência de cuidados de saúde.
Assim, todos os presentes ficaram a saber que a maioria das crianças vai à escola mas não têm material de apoio, têm uma alimentação muito pobre, fazem apenas uma refeição por dia, à noite, e tomam uma papa de mandioca pela manhã.

Ao nível da Saúde, houve por parte dos formadores uma tentativa de introduzir novos hábitos alimentares o que se revelou ser uma tarefa difícil dado que as populações não estão ainda sensibilizados para a importância destas medidas.
Ao nível da formação Pedagógica, esta revelou-se bastante positiva uma vez que há falta de professores e os que existem têm um grau de escolaridade muito baixo.
A implementação das Novas Tecnologias e aulas de informática deu os primeiros passos com todas as limitações inerentes tais como falta de electricidade. Esta é obtida a partir de um gerador e por isso tem um custo elevado.
Apesar de todas as dificuldades, o grupo de jovens voluntários estava visivelmente satisfeito com o trabalho realizado.

O João e a Mariana consideram esta experiência inesquecivel, muito enriquecedora e gratificante.

Em nome de todos os que dinamizam o Projecto "Nós com África" o Nosso Agradecimento ao João e à Mariana que se disponibilizaram para partilharem estas experiências connosco, apesar de estarem em período de aulas.

8 comentários:

  1. São testemunhos destes que sensibilizam os jovens de hoje, adultos de amanhã, para as grandes injustiças que as sociedades actuais aceitam, quando não as provocam.
    África é um continente especialmente castigado e merece a atenção de todos.
    Este vosso trabalho tem o mérito de chamar a atenção para um assunto tão grave e que muitos desconhecem por completo.
    Parabéns pelo vosso empenho.
    Continuem.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Desde já congratulo os dois jovens que partiram em direcção à aventura em África!
    À partida pensaríamos que Angola seria muito mais avançada que a Guiné-Bissau, mas encontrei muitos pontos em comum neste resumo: os custos de manter os geradores, os cuidados de saúde, a alimentação dequilibrada, a falta de mobiliário, manuais, livros, materiais de apoio às aulas, professores com pouca formação, etc.
    Esta partilha é muito enriquecedora para todos nós, principalmente para nos alertar e nos fazer agir.
    Abraço,
    Telma

    ResponderEliminar
  3. Fui uma das professoras que acompanhou a turma do 6ºD, no colóquio dinamizado pelos jovens Mariana e João Morgado.Percebi que durante a apresentação das actividades por eles desenvolvidas em Luau,foi uma experiência de voluntariado muita enriquecedora .Foi contagiante a emoção dada a todos os presentes. No final foi muito bonito as perguntas feitas pelos alunos e a disponibilidade dos oradores em esclarecer todas as questões postas. Muito obrigada e que o vosso exemplo motive MUITOS MAIS.
    Lucinda

    ResponderEliminar
  4. Esta é a melhor sensibilização para jovens e adultos. Nem nos passa pela cabeça o que é a sobrevivência em muitos cantos do mundo.
    Tentaremos trazer ao agrupamento de escolas mais testemunhos deste tipo. Pretendemos que os nossos alunos tenham acesso a informações concretas sobre situações reais.
    O nosso obrigado a todos os que já colaboraram.

    ResponderEliminar
  5. Espero que com todo o nosso esforço e dedicação a guiné passe a ser um pais de felicidade. Espero que na cara de cada criança haja um sorriso como quando nós esta-mos felicissimos por uma simples coisa............
    Um grande beijo para todas as crianças da Guiné.

    ResponderEliminar
  6. Ola, sou brasileira e estou querendo muito fazer um trabalho voluntário em qualquer lugar da Africa, mas não sou religiosa praticante, você sabe de algum lugar que posso me informar? Obrigada e parabens pelo trabalho

    ResponderEliminar
  7. parabens pelo que fizeram, eu tambem ajudei na rescontrução da estrada muconda/luau, um abraço e continuem, um abraço de todos os madeirenses que ali trabalharam para que a estrada até Luau esteja hoje como está...linda

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Conheço o Luau ( antiga Teixeira de Sousa quando estive no serviço militar no ano 1968/69
    assim como a fronteira com o Dilolo (Republica Popular do Congo e acho que os voluntários fazem bem dinamizar essa linda zona. Assim existem novos para fazer o mesmo.

    ResponderEliminar