terça-feira, 2 de março de 2010

Importância dos livros

Após a distribuição dos materiais pelas Oficinas em Língua Portuguesa das escolas públicas de Bissau onde o PASEG trabalha, é necessário inventariar e organizar tudo o que chegou.
Os colaboradores do PASEG são jovens guineenses que nos ajudam voluntariamente na dinamização e gestão das Oficinas em Língua Portuguesa. Para ser possível reconhecer os livros e manuais, estes são identificados com o carimbo do PASEG (Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau).
Depois de inventariados e carimbados, os livros vão para as prateleiras e estantes para poderem ser consultados pelos alunos e professores das escolas.
Os alunos guineenses têm pouco acesso a livros e manuais, principalmente em Língua Portuguesa. É nesse sentido que equipamos as Oficinas com livros infantis, juvenis, manuais escolares, livros de apoio ao professor, etc. Desta forma, qualquer pessoa da escola tem acesso gratuito aos livros, que aqui são uma preciosidade.
A língua oficial da Guiné-Bissau é o português, mas há uma pequena percentagem da população que fala e percebe português. Nas escolas, o ensino é suposto ser em língua portuguesa, mas isso nem sempre acontece. Na Guiné-Bissau há dezenas de línguas maternas, consoante a etnia de cada um. A língua mais falada acaba por ser o crioulo, dentro e fora das escolas de Bissau. Há ainda poucas oportunidades para os guineenses ouvirem e praticarem o português, visto a comunicação social ser maioritariamente também em crioulo.
Como consequência, um dos grandes objectivos do PASEG é promover o uso da Língua Portuguesa pela comunidade educativa. Esta promoção da língua é efectuada diariamente e de forma continuada através das formações e actividades efectuadas nas escolas com professores, alunos, direcções, colaboradores, etc.
O contributo do Nós com África é essencial para o cumprimento deste objectivo, pois permite-nos reforçar as bibliotecas já existentes nas Oficinas em Língua Portuguesa.

Os jogos didácticos e brinquedos oferecidos por vós irão fazer com que os alunos, através da brincadeira, desenvolvam as suas competências linguísticas.


5 comentários:

  1. Olá Colaboradores do PASEG!
    É muito simpático, da Vossa parte, darem a conhecer os Vossos rostos. Quanta alegria e boa-disposição.
    Tencionamos continuar a dar-vos trabalho-:)
    Beijinhos e Obrigada a Todos. O Vosso trabalho complementa o Nosso.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Mais um conquista!
    Parabéns, meninas!
    Continuem!
    Abraço :)

    ResponderEliminar