



















Os alunos que frequentam a Oficina em Língua Portuguesa da Escola do Ensino Básico Unificado Justado Vieira gritam o seu agradecimento pelos materiais que vão ficar à sua disposição sempre que necessitarem. Este agradecimento estende-se às outras Oficinas em Língua Portuguesa das Escolas do Ensino Básico Unificado Salvador Allende, UCCLA, Unidade Escolar Jorge Ampa Cumelerbo e Escola Normal 17 de Fevereiro, bem como outras Oficinas que também receberam materiais escolares e livros recebidos através das encomendas do Agrupamento de Escolas José Saraiva.
A Costa do Marfim (em francês Côte d'Ivoire) é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Yamoussoukro.Denomina-se ebúrneo, marfinês, costa-marfinês ou ainda costa-marfinense a quem é natural da Costa do Marfim.
Apesar de comumente se usar em português o nome Costa do Marfim, o governo marfinês solicitou à comunidade internacional em outubro de 1985 que o país seja chamado apenas por Côte d'Ivoire.
As populações indígenas estiveram política e socialmente isoladas até épocas muito recentes. Os antecessores da população actual instalaram-se na área entre os séculos XVIII e XIX. Os exploradores portugueses chegaram no século XV e iniciaram o comércio de marfim e escravos do litoral. No século XVII estabeleceram-se diferentes Estados negros, entre os quais se destacou o dos baules por suas actividades artísticas. No final do século, os franceses fundaram os entrepostos de Assini e Grand-Bassam e, no século XIX, celebraram uma política de pactos com os chefes locais com o obcjetivo de estabelecer uma colónia. Em 1899, passou a fazer parte da Federação da África Ocidental Francesa.
Em 1958, foi proclamada a República da Costa do Marfim, como república autónoma dentro da Communauté française (Comunidade Francesa) e, em 1960, alcançou a independência plena.
A Costa do Marfim é o maior produtor e exportador de cacau do mundo. Entre os principais produtos de exportação estão: banana, abacaxi, café e, até a segunda metade do século XX, era o maior explorador de marfim, daí o nome do país.
Localizado no centro-oeste da África, com uma pequena porção de costa no Oceano Atlântico e cortado pela linha do Equador, o Congo tem clima quente e úmido. Cerca de 55% do território é coberto por florestas tropicais.
O Congo situa-se na parte centro-oeste da África subsariana, e é atravessado pelo equador. Ao sul e leste, é limitado pelo rio Congo e um dos seus afluentes, o rio Ubangi, sendo que as margens esquerdas de ambos os rios pertencem à República Democrática do Congo. As outras fronteiras do país são com o Gabão a oeste, os Camarões e a República Centro-Africana a norte e (Angola) a sudoeste. O Congo tem também uma curta costa atlântica.
A sua capital, Brazzaville, situa-se nas margens do rio Congo, no sul do país, mesmo em frente de Kinshasa, a capital da RD do Congo.
O sudoeste do país é uma planície costeira, que é drenada principalmente pelo rio Kouilou-Niari. O interior consiste de um planalto central entre duas bacias, a norte e a sul.
Boas Notícias!
Vimos dar conhecimento a todos os participantes no Projecto e visitantes do blog, que já chegaram a Bissau as caixas enviadas no passado mês de Dezembro em Contentor. Este foi financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, ao abrigo da Parceria entre o IPAD ( Instituto Português para o Desenvolvimento) e o Agrupamento de Escolas José Saraiva. Relembramos que o IPAD apoia o PASEG ( Projecto de Apoio ao Sistema Educativo Guineense) bem como outros Projectos em diversos países Africanos, nomeadamente PALOP`s.
Outros materias, que não são específicamente de caracter educativo, e que generosamente têm chegado aos Dinamizadores do Projecto, desde brinquedos, vestuário bem como material de Primeiros Socorros e de Higiene e Segurança, são enviados via CTT.
Todos os materiais enviados chegaram, até à presente data, nos prazos previstos e em perfeitas condições.
Os dinamizadores do Projecto congratulam-se com os resultados até agora alcançados e agradecem o empenho, a generosidade e o envolvimento de todos os intervenientes que permitiram a concretização destas actividades, às quais tencionam dar continuidade.
Bem-Hajam.
O que tu desejas é o que eu desejo para ti:
que sigas o teu caminho como os outros homens
e que sejas feliz na Terra.
Ilusões, Richard Bach