terça-feira, 3 de novembro de 2009

Escolas em Bissau: Escola Salvador Allende

A Escola do Ensino Básico Unificado Salvador Allende é uma das escolas de Bissau e encontra-se na rua dos liceus, entre o Liceu Dr.Rui Barcelos da Cunha e o Liceu Dr. Agostinho Neto. Todas as salas são de tijolo com telhado de zinco e já não há salas em quirintim. A escola tem 28 salas para 54 turmas da 1ª à 6ª classe, com alunos em faixas etárias bastante diversificadas. Há aulas em três turnos e também há aulas à noite, para adultos. A escola funciona entre as 8h e as 23h50.
Escola do Ensino Básico Unificado Salvador Allende


No recinto escolar encontra-se a CONAEGB (Confederação Nacional das Associações de Estudantes da Guiné-Bissau) e a Escola Nacional de Surdos/Mudos da Guiné-Bissau.

ProfªTelma Marta, autora do blog espalharte

8 comentários:

  1. Em nome do grupo de professoras que dinamiza este Projecto quero expressar o nosso agradecimento aos professores Sofia Fernandes, Élio Filipe e Telma Marta do PASEG_ Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau. os quais têm permitido o intercâmbio aqui revelado.

    Obrigada Amigos

    ResponderEliminar
  2. Linda a palmeira que, junto à escola, ameniza as condições de trabalho! Aposto que muitas brincadeiras são feitas à sua sombra.

    ResponderEliminar
  3. ..."já não há salas em quirintim". De que material se trata?

    ResponderEliminar
  4. Fico muito contente por voltar a acreditar que há gente que ainda acredita e que fazem para que os outros acreditem.
    Bem hajam colegas.

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos!
    Eu pertenço ao PASEG e tenho o privilégio de contactar com a realidade guineense diariamente. As condições nem sempre são favoráveis, mas trabalhamos para que cada dia seja melhor. Estou certa de que, em conjunto, poderemos melhorar muitos aspectos destas escolas de Bissau. E é sempre um prazer enorme trabalhar com estas pessoas que nos recebem tão bem e que valorizam muito a ajuda que trazemos.
    Quirintim são pedaços de canas de bambu entrelaçadas com que algumas salas de aula são feitas. É claro que as condições não são as melhores, pois quando chove a sala fica toda molhada e também já aconteceram alguns acidentes quando pavilhões de quirintim cairam ao chão na EBU Justado Vieira. Neste momento a escola está a reabilitar velhas salas de aula em tijolo porque ficaram sem espaço para todos os alunos. Felizmente já são cada vez menos as escolas com salas em quirintim.
    Para conhecerem um pouquinho mais sobre as escolas, recomendo a visita ao ESPALHARTE em http://espalharte.blogspot.com/search/label/Escolas
    Abraço!
    Telma

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Telma pela in formação sobre Quirintim. Nunca tinha ouvido o termo.
    Já tenho espreitado o ESPALHARTE e é bem interessante.

    ResponderEliminar
  7. É triste nós termos tanto material e eles não terem nenhum

    ResponderEliminar
  8. Se partilharmos o que temos, ficarão melhor os estudantes da Guiné e ficarão melhor as nossas almas!

    ResponderEliminar