terça-feira, 3 de novembro de 2009

PASEG - Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau

PASEG - Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau.

http://www.oficinasemmovimento.blogspot.com/

A língua oficial da Guiné-Bissau é o Português mas, devido a vários factores, a língua veicular e falada pela maioria da população é o crioulo. Para além do crioulo, cada etnia tem a sua própria língua. Uma vez que a Guiné é um misto de inúmeras etnias, o multilinguismo é uma realidade bem presente. No entanto, a língua portuguesa não está presente nas casas guineenses, nem na comunicação social que é essencialmente em crioulo.
Como resultado, as crianças chegam à escola sem saber falar português e são ensinadas a ler e escrever numa língua que não é a sua e na qual não têm qualquer tipo de referência. A verdade é que os alunos chegam ao ensino secundário com muitas falhas na língua portuguesa, principalmente em termos de compreensão e expressão oral e escrita.
Numa tentativa de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, surgiu na EEBU Salvador Allende, em 2007, o "PRIMEIRO O PORTUGUÊS" em duas turmas da 1ª classe. Antes da iniciação ao método de leitura e escrita, houve três meses de oralidade e contacto com a língua.

2 comentários:

  1. Esta informação é preciosa. Dá-nos a conhecer uma realidade inimaginável. Talvez assim possamos melhor entender as vossas dificuldades e melhor encaminhar o nosso apoio. Obrigada por esta partilha.

    ResponderEliminar
  2. É muito interessante e útil esta informação para podermos continuar a unir,harmonizar e divulgar conhecimentos e experiências.
    É preciso continuar a acreditar que é possível chegar, agindo com determinação.

    ResponderEliminar