segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Escola debaixo da árvore

As árvores servem para dar frutos, oxigénio, sombra e, neste caso, servem também para abrigar uma escola nómada que funciona debaixo de uma mangueira, pé di mango, em crioulo.
O Mister Mondjano é o professor que lecciona nesta escola e é também o responsável pela sua existência há tantos anos, que nem ele sabe quantos. Sempre ensinou os mais pequenos, desde que ele próprio era pequeno. A escola já funcionou debaixo de outras árvores, mas agora é neste espaço que as 78 crianças desde os 3 até aos 12 anos frequentam as aulas. Desde a pré-primária até à 4ª classe, os alunos vão a esta escola privada com o banco ou a cadeira à cabeça, trazida de casa, pois a escola não tem esse tipo de materiais. No final do dia lá regressam eles a casa com o banco à cabeça e mochila às costas. Os recursos visíveis são dois quadros gastos pelos anos encostados ao muro, dois bancos para o professor pousar as suas coisas e uma bacia.
Alguns têm livro de leitura, a maioria tem caderno mas TODOS sem excepção têm um enorme sorriso e um brilhozinho nos olhos muito especial de cada vez que o flash dispara. Se a alegria é tanta ao ver a máquina a fotografar, imaginem quando estas crianças receberem um presente enviado com todo o carinho directamente das crianças portuguesas!
Vamos todos contribuir?

9 comentários:

  1. É muito importante dar a conhecer aos Nossos alunos a realidade destas crianças, tão diferente da deles.
    Creio que podemos realizar esse sonho de dar um pequeno presente. Os alunos e os professores do Agrupamento José Saraiva estão receptivos e já deram contributos importantes. Vamos continuar a trabalhar...

    ResponderEliminar
  2. A todos os visitantes deste blog fica o nosso convite: não fique de fora. Ajude-nos a ajudar estes meninos. Contribua e em troca receba...um sorriso de África.
    Na Escola José Saraiva recebemos o vosso donativo e fá-lo-emos chegar à Guiné. Neste sítio, daremos conta dos contributos.
    Caso pretenda,contacte-nos pelo mail deste blog http://noscomafrica@gmail.com.

    ResponderEliminar
  3. Em que aldeia é que se situa esta Escola?
    Seria interessante saber o nome desta localidade e de outras que eventualmente irão receber os donativos de forma a Conhecer um pouco mais a Guiné.

    ResponderEliminar
  4. isto esta muito fixe
    foi muito bem feito

    joao 7c 13

    ResponderEliminar
  5. foi muito bom o que fizeram


    Luis Rasteiro Nº13 8ºE

    ResponderEliminar
  6. espero que gostem de tudo o que lhes mandamos de Portugal


    Gonçalo Lemos Nº11

    ResponderEliminar
  7. gostei muito do blog..continuem assim..

    espero que as crinças gostem do que mandamos...

    Carolina Gaspar nº5 8ºE

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do blog, está muito bonito... As imagens estão muito interessantes...continuem assim...

    ResponderEliminar