domingo, 15 de novembro de 2009

Baga-baga

Ao chegar à Guiné-Bissau, deparamo-nos com imensas coisas novas, bem diferentes da nossa realidade europeia, seja nos costumes, nos trajes ou nas paisagens.

Uma muito peculiar é a baga-baga (termiteira). Um pouco por todo o lado vêem-se crescer do chão torres de terra vermelha, laboriosamente elevadas pelas térmitas.


É impossível não se apreciar tamanhas construções, fruto do empenho e trabalho de bichinhos tão pequenos... lá diz a sabedoria popular que "as pessoas não se medem aos palmos" :)

E já agora, a propósito, diz um provérbio guineense o seguinte:

Bô sinta riba di baga-baga, bô na rui tchon.

Traduzindo para português, diz o provérbio "estás sentado em cima da termiteira, a falar mal do chão".
Este provérbio aplica-se àquelas pessoas que estão sempre descontentes e que põem defeitos em tudo (neste caso, até do próprio chão em que se estão sentados a descansar!) e, no fundo, exorta à prudência antes de se criticar seja o que for, para não correr o risco de se mostrar mal agradecido.

Um pequeno desafio: lembram-se de algum provérbio português que seja equivalente?

6 comentários:

  1. Guiné-Bissau...Fez-me saudades ver as fotos desse país tão castigado, mas em que o povo continua tão hospitaleiro. E quando a baga-baga se fez convidada em casa de um amigo meu e fez um morro no escritório? Aí, vou-vos contar...nem o piano resistiu!

    ResponderEliminar
  2. De facto, quando disse que era impossível não admirar o trabalho das baga-baga referia-me àquelas que vemos pelas ruas... Não deve ser assim tão engraçado vê-las a entrar-nos pela casa dentro :)

    Mantenhas

    ResponderEliminar
  3. Pedro, sei que tens saudades deste país e das muitas aventuras que por lá viveste. Obrigada por partilhares connosco esta experiência...para o teu amigo deve ter sido ...digamos... "uma aventura com final economicamente desatroso"!
    Gostei de te ver por aqui!
    Volta sempre.

    ResponderEliminar
  4. Pedro, que bom ver-te por aqui!
    Tal como esta estória que nos contas, outras terás bem engraçadas para partilhar e dar a conhecer algo mais sobre a Guiné.
    Contamos com a tua participação.
    Volta sempre.

    ResponderEliminar
  5. Acabei de saber, e gostei, da existência deste projecto. Fui cooperante na Guiné-Bissau no século passado, há tanto tempo que parece ter sido noutra vida. Tive aqui um 'cheiro' de saudades.

    ResponderEliminar
  6. TEO, que bom ver-te aqui!
    Tanta estória que tens para nos contar, certamente... Fala-nos da Guiné.
    Volta sempre.
    Abraço

    ResponderEliminar