quinta-feira, 26 de novembro de 2009

AS CRIANÇAS da GUINE-BISSAU

"As crianças da Guiné-Bissau são muito corajosas e batalhadoras. Trabalhar e só depois brincar faz parte, para eles e para os seus educadores, de uma reciprocidade indispensável a uma boa educação. Aprendem muito cedo que a vida é um mar intransitável que invalida esforços e esperanças, pelo que lhes resta respeitar e obedecer aos outros, especialmente aos mais velhos e, sobretudo, aceitar as condições económicas em que vivem. (...)
(...) Diz-se que uma boa uma menina é aquela que, ao levantar-se da cama, se preocupa antes de tudo com a vassoura para varrer a casa, depois com a água para encher o pote e para lavar as tigelas (louça) e só depois é que cuida de si própria, lavando-se e tomando o pequeno-almoço para depois brincar. Isto é eterno na mente das meninas, mesmo estando hospedadas noutra casa. E diz-se também que um bom menino é aquele que procura lenha para a cozinha da casa, segue o pai à horta e, quando mandado, faz o que lhe é dito sem reclamações ou murmúrios. É com esta mente que crescem. É dentro desta sociedade que representam aquilo que são. (...)"

Crónica de Amadú Dafé, no Jornal Anunciador
(leia na íntegra, clicando aqui)

5 comentários:

  1. Parabéns pela Crónica.
    É importante dar a conhecer às Crianças Portuguesas a realidade de outras formas de vida e conhecer posturas diferentes face a situações também diferentes.
    A autonomia e o sentido de responsabilidade são mais difíceis de interiorizar quando, aparentemente,não é necessário lutar por um ideal e menos aida pela sobrevivência.

    ResponderEliminar
  2. Há muitas crianças (arrisco a dizer que são a maioria) que todos os dias, antes de irem para a escola, têm de percorrer longas distâncias para ir buscar água para cozinhar, lavar a loiça, a roupa e tomar banho. E depois das aulas, ao chegar a casa, têm de ajudar nas tarefas domésticas e muitas vezes acabam por não fazer os TPC porque estão cansadas ou simplesmente por estar a escurecer e, como não têm electricidade, não conseguem estudar. Ser criança na Guiné-Bissau é muito diferente de Portugal. A maioria não tem televisão, Playstation, cinema, centros comerciais, roupas de marca, carros telecomandados ou PSP. E, ainda assim, são as crianças mais lindas do mundo, com os seus sorrisos de orelha a orelha e o seu olhar brilhante e alegre!
    Abraço,
    Telma

    ResponderEliminar
  3. Quase pensamos que isto não é possível em pleno sec. XXI . Só quando confrontados com uma realidade muito concreta nos apercebemos das diferenças imensas que afectam a humanidade. É importante para os nosssos alunos tomarem conhecimento destas desigualdades tão confrangedoras. Os NÓS criados com este projecto serão, mais tarde,laços de ternura e de afectos.

    ResponderEliminar
  4. ESPER CONTINUEM ASSIM

    ResponderEliminar
  5. cheios de forca para continuare

    ResponderEliminar