quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Marrabenta, a Música que é a Alma de MOÇAMBIQUE

«Música popular afeiçoada pelos moçambicanos, a marrabenta aparece nos anos 50, na idade de ouro de Lourenço Marques. Nesta época, a cidade era reputada pela sua doçura de viver e pelas orquestras que animavam as noitadas da capital. A marrabenta, com o seu ritmo animado e suas melodias arrebatadoras, conta através de uma subtil mistura, pequenos detalhes da vida quotidiana em Maputo e dos grandes eventos da história de Moçambicana. Na origem, a marrabenta é tocada em acústica por um cantor masculino acompanhado por um coro de mulheres.

Hoje em dia instrumentos modernos foram introduzidos. Ao longo dos anos, a marrabenta tornou-se um símbolo cultural nacional e uma referência identitária forte.
Muitos mestres da marrabenta passaram uma parte das suas vidas na África do sul, onde trabalhavam nas minas. Entre os mais célebres, Francisco Mahecuane Alexandre Langa, Lisboa Matavele, Abílio Mandlaze e Wazimbo. Durante anos, a orquestra marrabenta de Moçambique, fez vibrar a capital. A marrabenta atravessou gerações e suscita ainda hoje um grande entusiasmo nos moçambicanos. O grupo Projecto Mabulu que reúne Lisboa Matavele, Dilon Djindji e muitos jovens músicos e cantores, permitiu novas explorações musicais em torno deste género tipicamente moçambicano.»

“ Hoje o ambiente cultural que se vive em Moçambique é propício ao embrionamento de mais um ritmo nacional. Da fusão Marrabenta que representa a sua identidade musical ao HipHop norte-americano, mexem o corpo dançando ao ritmo do Pandza. É um ritmo dançante que contagia qualquer um.”

por OlindaGil

2 comentários:

  1. Olá Goreti

    Vejo que gostas muito do meu blogue. Espero que os teus leitores também se sintam bem por lá pois eu sou uma leoa de coração africano.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Amiga, gosto mesmo do teu blog: "Diário de uma Professora".
    Quem, melhor do que uma Moçambicana, professora, para falar de Moçambique e das suas gentes?

    Foi um prazer ver-te por aqui!
    Vai aparecendo:)
    Abraço

    ResponderEliminar