sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Notícias da Guiné-Bissau





A professora Telma Marta, a trabalhar na Cooperação Portuguesa, voltou a Bissau, depois de umas merecidas férias, para mais um ano de trabalho com os nossos amigos Guineenses. Com o dinamismo que a caracteriza, foi saber se tinha chegado o contentor, financiado pelo IPAD, em Julho passado, e fez-nos chegar as notícias "fresquinhas" que passamos a citar:


"Tenho óptimas notícias!!! Já cheguei a Bissau e já fui ao armazém buscar as caixas. Chegou tudo direitinho e já comecei a distribuir! Os materiais estão a fazer um sucesso enorme, principalmente as pastas e dossiers! Em anexo vão as primeiras fotos do transporte dos materiais para a Oficina em Língua Portuguesa da Escola do Ensino Básico Unificado III Congresso, de Bissau, que será inaugurada no dia 18 deste mês. A maioria dos materiais fica nesta Oficina, pois está agora a ser montada e estava a necessitar de bibliografia, de materiais de pintura e de materiais que possam ser oferecidos como prémios para concursos feitos com alunos (mochilas, estojos, cadernos, etc).Os dossiers foram bastante aplaudidos pela direcção da escola, que estava a necessitar deles para arquivar os dados estatísticos e documentação da direcção e do conselho técnico-pedagógico. As gramáticas e dicionários serão distribuídos pelas restantes Oficinas, com prioridade às novas Oficinas de LPO. Os livros de literatura serão levados para o Liceu Regional Fona Luís Tchuda, de Gabú.


(o Liceu que enviou as cartas e onde filmei a entrega do material de primeiros socorros), bem como algumas pastas e outros materiais.

Os leitores de vhs e dvd foram colocados na Oficina da Escola do Ensino Básico Unificado Justado Vieira, em Bissau, para os alunos poderem ver filmes infantis em Língua Portuguesa. Alguns dossiers também foram entregues à direcção desta escola, que tem assinalado como necessidade para poderem arquivar os dados estatísticos.

Alguns manuais e materiais de pintura serão entregues na Oficina em Língua Portuguesa da Escola do Ensino Básico Unificado Ernesto Che Guevara, em Bissau, que abriu no ano passado.
Alguns livros de literatura seguirão para a Unidade de Ensino Amílcar Cabral, situada na ilha de Bolama, e que pertence à Escola Superior de Educação da Guiné-Bissau, que será inaugurada em breve.
Neste momento estamos a iniciar o processo de construção de uma nova Oficina no Liceu de Bafatá, no zona leste do país. Lanço-vos o desafio de contribuirem para equiparmos esta nova Oficina ;) "
Mais uma vez, agradecemos à professora Telma o envolvimento e dedicação que tem dado ao projeto e permitido a distribuição destes materiais pelas várias Oficinas de Língua Portuguesa. Obrigada Telma!
Fotos: Telma Marta

3 comentários:

  1. Oi, Telma! Mas que grande azáfama vai também por aí!
    Obrigada pelas notícias.
    Obrigada pelos sorrisos.
    Obrigada pela tua dedicação.

    A nós continuam a chegar livros e materiais escolares. Apesar da crise que se vive no país, ou por causa dela, as pessoas não estão menos solidárias e continuam a partilhar.
    Nós vamos fazendo o que podemos...enquanto pudermos.
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  2. O meu agradecimento especial a todos os que contribuiram para que estes materiais cá chegassem! É tão bom ver que a solidariedade não diminui! Da minha parte, garanto que todos os materiais chegam ao seu destino e são bem aproveitados, quer pelos alunos, quer pelos professores e direcções escolares.
    Abraço enorme para todos!

    ResponderEliminar
  3. Telma,
    É muito gratificante para nós ver que os materiais são bem recebidos e aproveitados. Para os nossos alunos é um incentivo para continuarem.
    Obrigada pelo texto e pelas fotos. Ainda há muitas pessoas que perguntam: "Mas, chega mesmo lá?" Sim chega!!!

    "VER para CRER" :)
    Abraço
    Maria Goreti

    ResponderEliminar