domingo, 13 de novembro de 2011

DIA DE S. MARTINHO especial 11-11-11

"No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho"


É tradição portuguesa fazer um magusto no dia de S. Martinho. Grupos de amigos e famílias reunem-se à volta da fogueira onde assam castanhas para comer acompanhadas de jeropiga, abafado ou vinho novo.Nós não provámos o vinho novo, não bebemos jeropiga, nem tão-pouco nos reunimos à volta da fogueira, mas comemos as castanhas, gentilmente assadas na cantina da escola.A jeropiga foi substituída … por chá de cidreira! Para compensar, os deliciosos bolos que alunos e professores ofereceram e a que ninguém resistiu.


Os "mais jovens" dinamizadores do projeto quiseram levar, para oferecer às respetivas avós, o chá de cidreira que tiveram o cuidado de ajudar a cortar e embalar...




E as cantigas à volta da fogueira foram substituídas por uma quermesse onde os alunos se revelaram insuperáveis.






A Laura esteve imparavel!



Desde a oferta de castanhas, à confeção dos seus "cup-cakes", à participação activa na quermesse, galvanizando alunos e professores, esteve a tempo "inteiro" dedicada ao sucesso desta actividade.




Na sala de convívio dos alunos.



Dinamizaram esta atividade os alunos das turmas do 8ºA, 8ºE e alguns alunos do 6ºano.
O Dia de S. Martinho reverte integralmente para o financiamento das “bolsas informáticas”, em Moçambique_Projecto UPG.

Lenda de S. Martinho
Martinho era um valente soldado romano que vindo de Itália atravessava os Alpes de regresso a Tours, sua terra natal, em França.Fazia mau tempo. O dia estava chuvoso e com muito vento. Martinho ia agasalhado e estava coberto com uma túnica vermelha que o protegia do frioAo passar por um mendigo quase nu, e não tendo nada que lhe dar, Martinho ergueu a espada e, de um só golpe, cortou a sua capa ao meio. Deu metade ao pobre. Diz-se que nesse mesmo instante as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia verãoDiz a lenda que foi a recompensa a Martinho por ter sido bom e que é por isso que nesta época do ano, apesar de ser outono, o tempo melhora e fica mais quente durante três ou quatro dias. É o verão de S. Martinho.

2 comentários:

  1. Estão de Parabéns os alunos que dinamizaram esta atividade!
    Contrariamente à lenda, esteve um dia de Inverno, bastante chuvoso, mas que não vos impediu de colaborarem, nos intervelos e período de almoço, revelando que quando querem, são Fantásticos!
    De salutar o empenho e entusiasmo dos participantes. Viram-se sorrisos e rostos felizes... O Sol "envegonhado", não apareceu mas o "Nós com África" fez a festa.
    Vamos continuar?
    Maria Goreti

    ResponderEliminar
  2. Pois é meninos, vocês quando querem são mesmo espetaculares! O vosso empenho e entusiasmo são contagiantes. Continuem!
    É verdade que o tempo, quando bem gerido, dá para tudo.
    Mª das Dores

    ResponderEliminar