quarta-feira, 13 de abril de 2011

Intercâmbio Escolar com Calequisse _ Guiné-Bissau

O Agrupamento de Escolas José Saraiva em Leiria, através do Projecto "Nós com África" irá desenvolver um intercâmbio com o Liceu Daniel Brottier, em Calequisse, na Região de Cacheu na Guiné-Bissau. Este intercâmbio teve origem no Projecto Andorinha, já divulgado aqui no blog, e tem como objectivo promover a Cultura e Língua Portuguesas na Guiné-Bissau. De forma a concretizá-lo estabeleceram-se contactos com a BanKada Andorinha a qual efectuou as diligências necessárias junto dos responsaveis locais e regionais.




A saber:" -No dia 17 de Março a Bankada Andorinha reuniu com Ussumane Jandi, Director Regional de Educação, Elvira Gomes, inspectora-coordenadora, António Bedane e Paulo Mendes, inspectores-formadores do sector de Cachungo, para os informar do alargamento do Projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas na Região de Cacheu, Guiné-Bissau. - No dia 18 de Março a Bankada Andorinha deslocou-se a Calequisse para reforçar a participação deste sector nas iniciativas Andorinha. No Liceu Daniel Brottier estivemos reunidos com o professor e director Martinho Mendes para se iniciar a sensibilização para a participação deste estabelecimento de ensino no Projecto Andorinha, promovendo uma relação com o Agrupamento de Escolas José Saraiva em Leiria, Portugal – com o apoio e empenho dos dinamizadores do projecto "Nós com África" .





Confirmamos igualmente a formação de uma bankada Andorinha neste Liceu, presidida por Nené Correia.


-Por fim, no dia 31 de Março reunimos com Agostinho E. Nhaga, inspector-formador da DRE para o sector de Calequisse, para o informarmos e envolvermos neste projecto.


É o projecto Andorinha a abrir asas e a expandir-se de Portugal para a Guiné-Bissau..."




No sentido de tornar o intercâmbio mais enriquecedor, vimos informar os amigos e colaboradores do projecto, desta actividade, e solicitar a colaboração dos interessados na divulgação de hábitos e tradições portuguesas, principalmente aquelas que se encontram "bem gurdadas" na memória dos menos jovens mas das quais escasseiam registos.


Para participar basta enviar um mail com a tradição que pretende divulgar para www.noscomafrica@gmail.com.

Os participantes deverão identificar-se e referir as fontes dos materiais enviados.


O que tem a ganhar? "Apenas" o prazer de ver publicada a sua participação num projecto com o qual se identifica contribuindo, em simultâneo, para a promoção da Cultura Portuguesa.


O projecto agradece desde já a colaboração de Todos os envolvidos e em particular do professor Martinho Mendes, director do Liceu Daniel Brottier, em Cachéu.



Fotos: Bankada Andorinha

2 comentários:

  1. O "Nós com África" agradece ao Dr. António Alberto Alves, co-fundador da Bankada Andorinha, o apoio e empenho no desenvolvimento deste intercâmbio que certamente contribuirá para a promoção da Língua e Cultura Portuguesas.

    ResponderEliminar
  2. muito bom navegar na internet e encontrar uma frase ou algo que fala da Guiné Bissau! principalmente falar na minha terra natal: calequisse!! muito bom mesmo! é um bom para o futuro! isso ajuda a cordar os filhos de calequisse que estao aqui na europa! abraço professor Martinho!!

    ResponderEliminar