quinta-feira, 28 de abril de 2011

José Malhoa


Hoje, seria o aniversário de...

José Vital Branco Malhoa (Caldas da Rainha, 28 de Abril de 1855 – Figueiró dos Vinhos, 26 de Outubro de 1933), pintor, desenhista e professor português.


Aos 12 anos, entrou para a escola de Belas Artes, e revelou tantas aptidões e tanta dedicação pelo estudo que terminou o curso, ganhando em todos os anos... o primeiro prémio. Tendo concluído o curso pensou em completar a sua educação artística no estrangeiro, e entrou em dois concursos para pensionista do Estado. Não o conseguiu, apesar do seu reconhecido mérito, por ser o subsídio adjudicado a outro concorrente... Malhoa sentiu-se ressentido com esse facto, como artista a quem preteriam o mérito, e pela impossibilidade de completar os seus estudos com os principais mestres da arte moderna, pois não tendo meios de fortuna que lhe permitissem ir viver independentemente no estrangeiro, só o poderia fazer com aquele auxílio. Desesperado com este contratempo, desistiu dessa carreira, e jurou nunca mais voltar a pintar. Tornou-se então empregado de balcão de uma loja de modas, pertencente a um irmão. Contudo, Malhoa não podia perder os seus dedicados estudos, e seis meses depois começou a aproveitara algumas horas disponíveis para pintar um quadro, "A seara invadida", que enviou à exposição de Madrid, onde foi muito bem recebido.

Em 1881 deixou o comércio para se dedicar inteiramente à arte. Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Foi o pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o famoso Grupo do Leão.

Destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista.Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago.

Em 1933, ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria.


Fonte: Claque dos autores




Foto:rainhaleonordelencastre.wordpress.com/.../

Sem comentários:

Enviar um comentário