No interior do país é habitual juntarem-se grupos de jovens da etnia Balanta e também de outras etnias durante a época das chuvas para fazerem a lavoura nas terras. Estes grupos são constituídos por cerca de 15 jovens. O pagamento desse trabalho é feito pelo dono de cada terra, através do pagamento de uma certa quantia ou de produtos (um porco, sacos de arroz ou outros produtos). Um dos jovens fica responsável por guardar o pagamento até à época do Natal. Com o aproximar do Natal, o grupo constrói uma barraca com folhas de palmeira, afastada da tabanca para os habitantes da aldeia não ouvirem o barulho dos festejos. Na noite de 24 de Dezembro os jovens de cada grupo juntam-se, matam um porco e dançam até à manhã de dia 25. No dia 25 convidam os mais velhos da tabanca e fazem uma grande festa onde comem, bebem, brincam e celebram durante todo o dia.
Em Bissau há missa à meia noite na véspera de Natal. Algumas famílias fazem uma ceia na noite de 24 de Dezembro. Embora não haja nenhuma comida típica para a ceia, podem fazer pratos tradicionais da Guiné-Bissau, como caldo de chabéu, caldo branco ou outros. A etnia Bijagó tem por tradição comer caldo de chabéu. No dia de Natal a festa dura todo o dia. Algumas pessoas cortam uma árvore do Bairro da Granja e é hábito decorá-la com balões.
Obrigada por nos darem a conhecer as tradições de Natal Guineenses. Alguns alunos já me tinham questionado sobre este tema.
ResponderEliminarLogo que possível faremos chegar até Vós algumas das tradições de Natal em Portugal.
Olá a todos!!;)
ResponderEliminarEu gostei muito de ver estas tradições de Natal na Guiné-Bissau. APRENDI MUITO. Adorei!!!!
XAU a todos!!;)
Patrícia Inês Nº18 do 7ºC
Com estas tradições de Natal da Guiné-Bissau fiquei a saber muito mais!!!
ResponderEliminarPatricia Serrano Nº19 7ºC
Gostei muito das tradiçoes da Guine-Bissau
ResponderEliminargostava muito de me juntar a um grupo tao criativo como este para festejar
o Natal um periodo tao animado
beijos para todas as pessoas da Guine
xau
Que engraçado.. Não sabia que as tradições eram assim.. Realmente são mesmo diferentes das nossas!! Gostava de fazer 1 viagem a África na altura do Natal para ver as crianças.
ResponderEliminar*_*
E assim aprendemos um pouco mais do muito que desconhecemos. Só conhecendo os outros os podemos compreender.
ResponderEliminarObrigada por esta partilha.
Ola, eu achei estas tradiçoes muito originais. E maravilhoso podermos conhecer tradições tao variadas. Era bom qe nos podessemos juntar todos e partilhar as tradiçoes uns com uns outros, poder festejar o natal em conjunto!
ResponderEliminaras tradiçoe la sao muito diversas e nao tem nada a aver com as nosas
ResponderEliminarOLA! EU SOU O RODAS TENHO 10 ANOS E GOSTEI MUITO APESAR DE TER FICADO A SABER MAIS TAMBEM ME AJUDARAM A FAZER UNS TRABALHOS DE CASA DA CATQUESE
ResponderEliminarOlá Rodas, ainda bem que passaste por aqui! Certmente terás oportunidade de aprender ainda mais coisas. O Blog está sempre em actualização.
ResponderEliminarVolta sempre.
É MUITO ENGRAÇADO nao sabia que havia estas tradições na guiné
ResponderEliminarSão muitoparcidas com as nossas
joao frade 7C n12
Aqui tambem se costuma de ir a missa do galo e eu tambem normalmente faço a ceia dia 24 de Dezembro antes de ir a missa do Galo a 0:00 ou as 11:00
ResponderEliminarEu gosto muito do Natal e nao e so por causa prendas mas por tudo... as casas estao enfeitadas, as ruas cheias de luzes... as pessoas nas compras... tudo eu gosto de tudo no Natal
Eu gosto muito do Natal e tambem faço a ceia de Natal no dia 24 de Dezembro eu gosto muito do Natal e eu quando pesso uma coisa ao pai Natal ele da-me sempre o que eu quero!! As vezes
ResponderEliminarBeijos da Angela
Eu acho que as tradições lá são muito divertidas.
ResponderEliminarTambem acho que nós devemos aprender mais sobre as suas tradições.
MIGUEL FERREIRA Nº17 7ºC