quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia da Língua Portuguesa é comemorada em São Paulo

São Paulo - O presidente da Casa de Portugal de São Paulo, Julio Rodrigues, em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona no mundo, oferece nesta quinta-feira, 5 de maio, durante o tradicional "Almoço das Quintas" um cardápio "poético e musical".

Dentro da programação, Fernanda Almeida Prado irá declamar uma poesia de seu pai, o poeta António Lázaro de Almeida Prado, acompanhada pelo violão do músico Nathan Marques, que fez dupla com a cantora brasileira Elis Regina durante anos. O cardápio ainda tem Luís de Camões, Mario Quintana, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Sophia de Mello Breyner Andresen, Manuel Bandeira, Hele Kolody, entre outros, declamados por Vera Amatti e Fernanda Almeida Prado. O cantor Lula Barbosa, que em 1985 conquistou o segundo lugar no Festival dos Festivais da Rede Globo com a célebre canção "Mira Ira", também tem presença confirmada.

Legado cultural Em nota enviada ao Portugal Digital, o presidente da Casa de Portugal de São Paulo, Júlio Rodrigues, lembra que o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona foi instituído para que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) valorizasse esse legado cultural que precisa de promoção, defesa e difusão no mundo globalizado atual.

Em cada um dos países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, distribuídos por quatro continentes, com suas histórias e culturas diferentes, houve uma transformação e enriquecimento específicos da língua portuguesa, sem que ela tenha perdido a sua identidade. Assim, o português é a sexta língua mais falada do mundo, tornando-se, porém uma língua com identidades plurais de mais de 200 milhões de falantes no mundo.

Publicado por http://www.africa21digital.com/noticia





Foto: Instituto Camões

Sem comentários:

Enviar um comentário