segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Outro dia no Paraíso"




Outra Versão, agora legendada em Língua Portuguesa:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cesária_Évora

A "diva dos pés descalços", conhecida entre os seus amigos de Cabo Verde como "Cize" está, infelizmente, numa situação que inspira muita preocupação, internada num hospital de Paris, após ter sofrido dois AVCs durante a última semana.

No seu site oficial existe a lista dos concertos cancelados e outras informações sobre os últimos passos da carreira da cantora. O seu último álbum é de duetos e saiu em 2010; prevê-se que o próximo, "Nha Sentimento" saia a 26 de outubro.

Com os votos de rápida recuperação, fica o registo:


domingo, 18 de setembro de 2011

Mia Couto - Conferências no Estoril 2011

Mia Couto fala de "Segurança" numa conferência, em Portugal:


sábado, 17 de setembro de 2011

Voluntários Com Asas/ Carga - Take C'Air

O projeto "Nós com África" colabora com a UPG e tem contado com a preciosa colaboração dos Voluntários com Asas. De forma a conhecer melhor o trabalho destes Voluntários, deixamos o testemunho da UPG: "As Voluntárias Com Asas/ Carga - Take C´Air trabalham com a UPG há um ano e conseguem, viagem após viagem, transportar vários materiais (roupa, brinquedos, livros) para Moçambique, doados por pessoas que querem ajudar de alguma forma.



Posteriormente estes bens são distribuídos a todas as crianças e famílias dos projectos UPG.

Assim que as malas são despejadas, há uma distribuição por seções - roupa de adulto, roupa de adolescente, roupa de criança ou de bebé, brinquedos, jogos e livros - depois é distribuído nas várias escolas onde a UPG tem os seus projectos.


Algumas escolas têm aproveitado a chegada deste material para premiar os seus alunos. Muitos dos livros que chegam são indispensáveis para as bibliotecas que se estão a criar e um grande incentivo para quem está a aprender a ler e a escrever.Os brinquedos e os materiais escolares fazem as delícias da criançada.Quando recebem alguma coisa "nova" sorriem e não conseguem parar de agradecer.

Khanimambo Voluntários com Asas. A UPG agradece e as famílias de Moçambique também. "

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

" África no Coração"



Poema: Fernanda de Castro

Fotomontagem: Marco Andrade

sábado, 10 de setembro de 2011

Projeto Bolsas Informáticas_Chongoene

Com o início do ano letivo é oportuno dar conhecimento do projeto " Bolsas Informáticas" , financiado pelo "Nós com África" e apoiado pela ONGD_Um Pequeno Gesto, em Chongoene, Moçambique, durante o ano 2011.
Um desafio que aceitámos no sentido de contribuir para a melhoria da Educação naquela zona de Moçambique, concretamente, no apoio a um Centro de Informática onde um grupo de jovens "mamãs" terá a oportunidade de enriquecer os conhecimentos de LPO. Entendemos também que a aprendizagem e consolidação da Língua Portuguesa, pelas crianças Moçambicanas, será certamente facilitada se as referidas "mamãs" comunicarem com os seus educandos na mesma Língua, o que nem sempre acontece.

Assim, apresentamos uma breve síntese do mencionado projeto:
1. Breve Descrição/ Objetivo Geral:
As Bolsas Informáticas UPG destinam-se ao financiamento dos cursos de informática no centro de informática recentemente aberto em Chongoene, a públicos alvo mais desfavorecidos da população.
2. Localização:
Santa Teresinha de Chongoene, Santuário de Chongoene
3. Área de Atuação:
Educação Profissional
4. Principais Alvos:
Famílias (jovens "mamãs" e crianças)
5. Objetivos Específicos:
Assistir mães solteiras ou abandonadas no sentido de obterem um emprego remunerado, dado que vários empregos exigem agora esta qualificação. 15 bolseiros previstos para 2011.



Fotos: ONGD_Um Pequeno Gesto (Centro de Informática_Chongoene)