sexta-feira, 11 de junho de 2010

2ºD e 6ºB encerram as actividades dos alunos no projecto...por este ano lectivo...

Hoje as turmas 2º D da escola da Cruz D’Areia e 6º B da escola José Saraiva reuniram-se num pequeno espectáculo de encerramento das actividades realizadas no âmbito do Projecto Nós com África.

Os anfitriões (6ºB), depois de dadas as boas-vindas, apresentaram dois poemas de Luísa Ducla Soares: “Tudo ao contrário” e “Menino de todas as cores”. Este poema já tinha sido trabalhado pelos alunos do 2º D ao longo do ano. Apresentaram em seguida uma peça com fantoches “A Maria Guiné”, baseada na história “A Maria Castanha” que ao longo do ano foi trabalhada pelos alunos do JI de Parceiros.

Os fantoches foram criados pelos alunos da turma B nas aulas de Área de Projecto (AP) com a colaboração de Educação Visual e Tecnológica. A peça foi organizada em AP e ensaiada, tal como os poemas, em aulas de Estudo Acompanhado.





Depois foi a vez dos nossos visitantes (2ºD) apresentarem os seus trabalhos.






Mostraram os instrumentos musicais africanos que construíram e decoraram depois da pesquisa que fizeram sobre usos, costumes e tradições de Moçambique. Num deles haviam representado as bandeiras Moçambicana e Portuguesa.



Estavam lindos, vestidos com alguns apontamentos de trajes africanos aliados a um apontamento tipicamente português, a rede de pesca utilizada como elemento decorativo.

E presentearam-nos com uma bela música e dança africanas.


Fizeram a leitura de um conto que foi escutado com toda a atenção por toda a assistência.


No final os nossos convidados tiveram oportunidade de ilustrarem num grande painel um dos poemas apresentados à escolha. E querem saber uma coisa? TODOS, sem excepção, quiseram ilustrar “Menino de todas as cores”. Lindo não é?




A fotografia do grupo





Estão todos de parabéns! Valeu a pena o trabalho que investiram neste projecto!

11 comentários:

  1. visitante deste Blogue12 de junho de 2010 às 10:22

    Estes meninos,estão muito engraçaditos com estes fatos.Gostava que publicasem as fotos(neste dia tambem) de outros alunos,6-D,6-F e.t.c se não as tiverem tirem na segunda-feira(ultimo dia das despedidas) por favor,agradeço a vossa compreenção OBRIGADA

    ResponderEliminar
  2. Toda a equipa do 2ª D (meninos, prof. e estagiárias) gostaram muit, muito de ter participado na festa de encerramento da Turma do 6º B. Foi um tempo de partilha, aprendizagem e diversão que deixou todos muito bem dispostos. Para isso também contribuiu a forma carinhosa e simpática como foram recebidos pelos professores e alunos do 6º B e os bonitos poemas e teatro de fantoches que apresentaram. Os meninos do 2º D ao longo desta semana vão produzir alguns trabalhos (6ª feira já não houve tempo...) para enviar aos seus colegas e agora amigos do 6º B. Um grande beijinho para todos e ...votos de BOAS FÉRIAS!

    ResponderEliminar
  3. Que eu saiba estes alunos do 6-B,não encerraram a escola.E as outras turmas?O encerramento é no dia 14/6/2010.Gostava muito que publicassem algumas fotos que iram tirar aos alunos na segunda-feira. OBRIGADA

    ResponderEliminar
  4. Concordo consigo Maria Das Dores.Estes meninos não encerraram a escola.Afinal tiram fotos aos meninos do 6-B e aos outros não,Porquê?!? Isto é muito injusto.Eu acho que deviam tirar a "todas as turmas" que se iram despedir. Gostava muito que as publicasem. (se acharem este comentário interesante,escrevam uma palavra a dizer se estava mal,ou bem . Agradeço o teu voto de confiança OBRIGADA

    ResponderEliminar
  5. Samuel Videirinho 6-F13 de junho de 2010 às 19:39

    Gostei muito "destas fotos".Gostava de agradecer a todos os meus professores e tambem aos meus amigos.Espero passar para o 7-F Queria dizer para tirarem fotos no dia 14/6/2010.Gostava de aparecer numa delas

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos e visitantes do blog:

    Parece haver algum equívoco quanto à publicação das fotos. Normalmente, publicamos fotos de intervenientes nas actividades como foi o caso deste dia. Há outras turmas que participam e dinamizam o projecto e que raramente veêm as suas fotos.
    Neste dia as turmas que planificaram, desenvolveram e apresentaram o teatro de fantoches, os poemas, as danças e a música, no âmbito do projecto foram apenas o 2ºD e o 6ºB.
    Espero estar a contribuir para clarificar esse equívoco.

    ResponderEliminar
  7. Mª das Dores - professora da Escola José saraiva13 de junho de 2010 às 22:47

    Quero esclarecer que o comentário de 12 de Junho de "Marias Das Dores" não me pertence. Sou professora da turma 6ºB, na Escola José Saraiva e uma das dinamizadoras deste projecto. É nessa qualidade que faço comentários a este blog. Como apareceu mais uma comentadora com o mesmo nome passarei a assinar como Mª das Dores - professora

    ResponderEliminar
  8. Foi um prazer termos recebido os participantes mais pequeninos do projecto na nossa Escola. Foi grande a excitação. Os meninos do 6ºB queriam que nada falhasse e como tal empenharam-se e trabalharam com afinco; quiseram mimar os pequeninos por um lado com um poema que sabiam que já havia sido trabalhado, por outro com os fantoches que fazem a alegria de todos. E ficaram felizes por sentirem que tinham agradado.
    Mas apreciaram muito a música que foram convidados a partilhar com os pequeninos.

    ResponderEliminar
  9. Esta fotos para mim são mais ou menos.apareci numa delas e fiquei feia(eu já sou feia).Mas ainda bem que as publicaram porque os pais quando as viram,ficaram orgulhosos de mim.Gostava de agradecer á prof. Lucinda que nos empenhou bastante

    ResponderEliminar
  10. O meu comentáriuo a cima não é do 6-D é do 6-B.Peço desculpa pelo erro que eu causei.Felicidades e o meu voto de parabens.

    ResponderEliminar
  11. Samuel Videirinho 6-F18 de junho de 2010 às 20:53

    Quero agradecer ás profes deste trabalho todo.muitas felicidades.Espero que nos voltemos a encontrar no 7-F.Ficarei triste se alguns amigos meus chumbarem.Muitas felicidades!!!BOAS FÉRIA,MEUS AMIGOS(AS)DO 6-F!!!!!!!

    ResponderEliminar